Apresentação Projeto Quilombo Em Atividade

O projeto visa contribuir para a democratização da história Brasileira, a partir da pesquisa etnográfica através da história oral e do audiovisual em regiões pouco conhecidas, comunidades invisibilizadas e principalmente comunidades quilombolas e indígenas.
Para tornar efetiva essa contribuição parte do projeto é dedicado à inserção do conteúdo pesquisado nas redes de ensino do país corroborando com as leis, 10.639/03 e 11.645/08.

 

Aqui a proposta apresentada tem o intuito de fortalecer a memória e tradição do quilombo São João Batista - quilombo urbano sediado na cidade de Campo Grande - e contribuir para inserção de sua história na rede de ensino do município.

 

O projeto teve início em outubro de 2020, de lá para cá foram dois meses de pesquisa e dois meses de edição do material produzido que hoje se encontra reunido nesse site para que todos possam conhecer um pouco da cultura afro-brasileira do Mato Grosso do Sul.

A Comunidade Negra São João Batista está localizada no bairro Pioneiros em Campo Grande. Conta com mais de 20 anos de luta e resistência, adotando várias frentes como o combate ao racismo, o fortalecimento da cultura afro-brasileira, ações que contribuem para o amparo a famílias carentes e jovens em situação de risco, e a cima de tudo, trazem no peito a fé e a devoção a São João Batista uma tradição familiar que é mantida desde 1922.

Gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores do projeto que dedicaram seu carinho e tempo para a implementação dessa proposta, e acima de tudo à Comunidade Negra São João Batista que nos acolheu e permitiu com que tudo isso fosse possível.

Dedicamos esse trabalho à memória de Reginaldo Anunciação, um negro herói e  guerreiro, que lutou por seus direitos, pelos direitos de seus filhos e de todas as crianças negras desse país.  Idealizador da Associação Familiar da Comunidade Negra São João Batista, patriarca da família Anunciação e um grande Griôt da cultura afro-brasileira.

A equipe Quilombo em Atividade convida a todos para uma grande imersão às histórias e memórias do Quilombo São João Batista!!!

 

 

Para entrar em contato com a equipe basta nos escrever no endereço a baixo:
quilomboematividade@gmail.com

2.png
2.png

EQUIPE

5 - MArquinhos.jpg

MARCOS VINICIUS CAMPELO JR

Capoeirista; Geógrafo, mestre e doutor em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Professor Gestor da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

4 - VANESSA.jpg

VANESSA BOHN COSTA

Artista e Produtora Visual. Desenvolve uma pesquisa sobre a imagem permeando o campo da fotografia, pintura e audiovisual. A pesquisa iniciou a partir da fotografia e a vontade por retratar o cotidiano ao seu redor, as fotografias foram se expandindo e se transformando em pinturas de momentos vivenciados pela artista, a essas foto-pinturas foram se somando os sons ambientes, depoimentos de pessoas e histórias de vidas. Essa sobreposição de informações a artista nomeou de Audiografias, e dentro deste contexto vem explorando o universo de um Brasil interior, voltando sua atenção para questões sociais, culturais e ambientais.

3 - RAFAEL.jpg

RAFAEL LEITE DE SÁ

Assessor da Secretaria de Igualdade Racial da Cidade de Goiás – GO, Capoeirista com 20 anos de experiência, teve o primeiro contato com a Capoeira Angola através de seu Mestre Chuluca fundador do Grupo Meninos de Angola, e desde então vem vivenciando e pesquisando a Capoeira Angola, no convívio com vários nomes importantes e mantenedores dessa cultura, como: Mestre Caçador, Mestre Leninho entre outros. Além da capoeira, atua também com projetos culturais voltados para a difusão e conhecimento da cultura negra no Estado de Goiás e Brasil a fora.
 

2 - LUCAS.jpg

LUCAS ARRUDA

Jornalista cultural. Escreve sobre a cultura de Campo Grande há cerca de 10 anos e passou por importantes jornais, como jornal O Estado, Campo Grande News e Top Mídia News. Desde 2015 presta assessoria de imprensa para projetos culturais desenvolvidos na capital sul-mato-grossense e projetos culturais nacionais que circularam pela cidade. Também já trabalhou com produção em projetos audiovisuais.

1 - ALINE.jpg

ALINE LIRA

Aline Lira - jornalista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em assessoria de comunicação com mais de 10 anos de atuação. Em assessoria, atuou dentro da política, saneamento, saúde, assistência social, agricultura familiar e cultura. Esse último em coberturas de festivais importantes de Mato Grosso do Sul. Além da produção de conteúdo para impresso, digital, audiovisual e revistas.
 

6 - FARID.jpg

FARID FAHED

Graduada em Produção Publicitária e pós-graduada em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing, com mais de 9 anos de experiência profissional, especialista em marketing visual e apaixonada por sapiens e yoga.